Logo da Cidade de Tarumã

Histórico do Projeto Periscópio

O Projeto Periscópio iniciou em final de 2006 em Ipaussu, e logo a seguir foi implantado em Tarumã (2008-2009).

Desde então, um conjunto de medidas preventivas e assistenciais vem sendo desenvolvidas nos municípios com o objetivo de desencadear uma mudança de comportamento nos jovens e nos adultos, dando-lhes a oportunidade de conhecer o fenômeno, evitar problemas e também, da busca precoce por tratamento.

Hoje, sabe-se que o consumo de tabaco é um dos maiores problemas de saúde pública, de proporções internacionais, é a principal causa de morte no mundo passível de prevenção e, portanto, uma missão já assumida como prioritária nas políticas de vários países desenvolvidos. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que haja hoje no mundo 1 bilhão e 500 mil fumantes, e que 3 milhões e quinhentos mil morrem por ano. Este índice tenderá a crescer, elevando-se a 10 milhões de mortes por ano nos próximos 10 anos, a maioria das mortes ocorrendo nos países em desenvolvimento, que ainda não se dedicaram ao tema.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, existem atualmente 30,6 milhões de fumantes, 90 % dos quais iniciaram seu uso entre os 5 e 19 anos de idade e portanto, 2.4 milhões de fumantes nesta faixa etária. O consumo de tabaco geralmente começa na adolescência e quanto mais precoce o início, maior a gravidade da dependência e dos problemas a ela associados.

Considerando-se todos esses aspectos e diante da constatação da prevalência observada no Brasil e nos países em desenvolvimento apresentada nos estudos epidemiológicos internacionais e nacionais recentes, enfatizamos a importância do desenvolvimento do Projeto Periscópio.

E a bebida alcólica, que é o fator causal mais pesado no DALYS, um índice de doenças crônicas e mortalidade precoce, calculado todos os anos pela OMS.