Logo da Cidade de Tarumã

Brasão

Em 1º de setembro de 1993, a Câmara Municipal decretou e o prefeito Oscar Gozzi sancionou a Lei no 058/93, que dispõe sobre a instituição, a forma e apresentação dos símbolos do município de Tarumã.

Na data foram instituídos como símbolos municipais o brasão, a bandeira e o hino.

O brasão, assim como a bandeira de Tarumã, é de autoria do heraldista Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito. Ele é formado por um escudo ibérico vermelho com uma cruz de Santo André, de prata, carregada de duas flechas pretas. Acima do escudo, há uma coroa de oito torres. À direita, há uma haste de cana-de-açúcar e, à esquerda, uma de milho. O nome Tarumã está escrito na cor prata.

O escudo ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores do Brasil. O vermelho representa a audácia dos pioneiros colonizadores da região, que enfrentaram o sertão inóspito. A cruz de Santo André, emblema do santo padroeiro do município, por ser seu instrumento de martírio, representa a fé cristã. A cor prata indica harmonia e compreensão.

As flechas, símbolo do amor, tradição guerreira e velocidade, lembram a presença de índios na região no início da colonização. A cor preta representa honestidade. A coroa mural é o símbolo da emancipação política, e as oito torres, das quais apenas cinco são aparentes, indicam que o local é uma cidade. As portas abertas representam o caráter hospitaleiro do povo de Tarumã.

As hastes de cana e milho, importantes produtos agrícolas, atestam a fertilidade da terra local e homenageiam a agricultura, principal fonte de renda da cidade, sendo a cana responsável pela industrialização. Finalmente, o nome Tarumã identifica o município.